quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Dragão

DRAGÃO

USUÁRIOS

Shiryu (紫龍): Os ideogramas do seu nome querem dizer "roxo" () e "dragão" (), ou seja, "Dragão Roxo". Roxo é a cor da roupa de Shiryu ao menos no anime, e no Japão a cor é tradicionalmente associada ao imperador e à aristocracia, pois é a cor do privilégio e da riqueza. O nome de Shiryu também é foneticamente próximo de Shinryu, forma japonesa de Shenglong, o Deus Dragão, que o santo de Atena já referenciou durante a luta com Máscara da Morte na Casa de Câncer (ver mais abaixo, em "Traje").

Ryuho (龍峰): Os ideogramas do seu nome querem dizer "dragão" () e "pico, montanha, colina" (), ou seja, "Dragão da Montanha" ou "Montanha do Dragão", provavelmente referenciando o Pico dos Cinco Anciãos.

TRAJE

Os dragões são criaturas míticas presentes nas mitologias de todo o mundo, e o traje sagrado de Dragão faz referência explicitamente ao dragão chinês (lóng).
Segunda versão do Traje de Dragão (mangá)
Na China, os dragões tradicionalmente simbolizam grandes e auspiciosos poderes, particularmente o controle sobre a água, a chuva, tufões e enchentes. O dragão é também um símbolo de poder, força e boa sorte para aqueles que são dignos para ele. O Imperador da China costumeiramente usava o dragão como símbolo de seu poder imperial e de sua força.
Como já mencionado acima, em "Nomes", o nome de Shiryu também é foneticamente próximo de Shinryu, forma japonesa de Shenglong, o Deus Dragão da mitologia chinesa, que o santo de Atena já referenciou durante a luta com Máscara da Morte na Casa de Câncer, dizendo que, quando se irrita o Deus Dragão, ele responde com toda a sua fúria. O nome Shenglong quer dizer literalmente "Deus Dragão" ou "Espírito Dragão", e ele é o mestre das tempestades e aquele que traz a chuva, governando também os ventos e as nuvens, dos quais a agricultura depende (lembremos que Shiryu também é um agricultor). Os chineses tomam muito cuidado para evitar ofendê-lo, porque se o Deus Dragão se enfurece o resultado é mau tempo, seca, enchente ou tempestades.
Nove Dragões, de Chen Rong, 1244

CONSTELAÇÃO

Dragão (Draco) é uma das 48 constelações listadas pelo astrônomo Ptolomeu no século II e permanece uma das 88 constelações modernas.
Constelação de Dragão, da Uranographia
de Johannes Hevelius, 1690
Dragões na mitologia grega que podem ter inspirado o nome da constelação incluem Ládon, o dragão que guardava as maçãs douradas enroscado na macieira sagrada do Jardim das Hespérides, e o demoníaco filho de Gaia, Tífon. Héracles (Hércules) matou Ládon em um de seus 12 Trabalhos, que consistia em roubar as maçãs douradas. A maioria das representações de Ládon lhe dão apenas uma cabeça, mas algumas outras lhes dão várias, até uma centena. A constelação de Hércules é representada próxima à de Dragão, relembrando essa passagem da mitologia.
Numa lenda greco-romana, a constelação era um dragão morto pela deusa Minerva (Atena) e lançado para o céu após a derrota dele. O dragão era um dos gigantes, que enfrentaram os deuses olímpicos por dez anos na Gigantomaquia. Quando Minerva jogou o dragão, ele ficou retorcido e congelado pelo frio do Pólo Norte Celeste.
Os chineses chamam a constelação ocidental de Dragão de Tianlong, "Dragão Celeste".

PODERES

Rozan Shou Ryuu Ha (廬山昇龍覇): "Supremo Dragão Ascendente de Rozan", "Cólera do Dragão" no Brasil. Similar ao seguinte, mas aplicado para cima.

Rozan Ryuu Hi Shou (廬山龍飛翔): "Dragão Voador de Rozan", "Dragão Voador" no Brasil. Similar ao anterior, mas aplicado para frente.

Rozan Kou Ryuu Ha (廬山亢龍覇): "Supremo Dragão Extremo de Rozan", "Último Dragão" ou "Dragão Final" no Brasil.

Rozan Hyaku Ryu Ha (廬山百龍覇):  "Cem Dragões Supremos de Rozan", "Cólera dos Cem Dragões" no Brasil.

Excalibur: Herdada de Shura de Capricórnio (ver em Santos de Ouro).









ANIVERSÁRIO

Shiryu faz aniversário em 4 de outubro. Nesta data do ano de 1363 chegou ao fim a Batalha do Lago Poyang, considerada a maior batalha naval da História (lembrem-se da ligação entre Shiryu, o dragão chinês e a água). O Lago Poyang é vizinho a Lushan (Rozan).
Próximo a essa data, também temos o Dia da Proclamação da República Popular da China, em 1º de outubro de 1949.

LOCAIS

Shiryu nasceu no Japão (e, apesar do que muita gente pensa, não há nenhuma menção de que ele seja parte chinês), mas treinou com o roshi Dohko de Libra no Pico dos Cinco Anciãos (五老峰, "Cinco Picos Antigos" no Brasil) em Rozan, no sudeste da China.

Conheça todas as fichas dos Santos de Bronze.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...