terça-feira, 27 de setembro de 2016

Pégaso

PÉGASO

USUÁRIOS

Seiya (星矢): Ver ficha do personagem Seiya.

Tenma (天馬): Ver ficha do personagem Tenma.

Kōga (光牙): Ver ficha do personagem Koga.

TRAJE

Belerofonte cavalgando Pégaso,
de Mary Hamilton Frye (1914)
Pégaso (Pegasus em latim e Pégasos em grego, [do grego pēgē, "fonte de água", ou do luvita pihassas, "relâmpago"]) é um cavalo alado divino geralmente descrito na cor de branco puro. Ele foi gerado por Poseidon, em seu papel de deus-cavalo, e pela górgona Medusa. Ele é irmão de Crisaor, e ambos nasceram do corpo decapitado de sua mãe por Perseu.
Traje de Pégaso
Após seu nascimento, Pégaso voou até o Olimpo e se pôs em reverência a Zeus, rei dos deuses, que o instruiu a carregar seus raios. Amigo das musas, Pégaso é o criador da fonte Hipocrene ("Fonte do Cavalo") no Monte Hélicon, na Beócia, sagrada a elas e fonte de inspiração para os poetas.
Ele foi capturado pelo herói grego Belerofonte perto da fonte Pirene (outra fonte sagrada às musas) com a ajuda de Atena e Poseidon. Pégaso permitiu que o herói cavalgasse nele para derrotar um monstro, a Quimera, entre muitas outras façanhas. Seu montador, no entanto, caiu de seu dorso, tentando alcançar o Monte Olimpo.
Zeus transformou o cavalo alado na constelação de mesmo nome.
A história do herói Perseu montando Pégaso para salvar Andrômeda na Etiópia é uma invenção tardia, que não consta na mitologia grega.

Pégaso no "Prodromus Astronomia"
de Johannes Hevelius

CONSTELAÇÃO

Pégaso (Pegasus) é uma constelação do céu setentrional, nomeado em honra do cavalo alado Pégaso da mitologia grega. Ela era uma das 48 constelações listadas no século II pelo astrônomo greco-egípcio Cláudio Ptolomeu, e é uma das 88 constelações reconhecidas atualmente.
De origem babilônica, a constelação era chamada pelos gregos de Hippos (“Cavalo”, referindo-se especificamente a Pégaso, em contraste com Hippárion, "Potro", a constelação de Cavalo Menor). A constelação é facilmente identificável pelo grande quadrado formado por três de suas estrelas e uma da constelação de Andrômeda. Segundo o mangá e o anime, Seiya movimenta as mãos segundo o posicionamento das 13 estrelas principais de Pégaso para ativar seu cosmo antes de disparar os Meteoros de Pégaso (a contagem oficial das principais estrelas de Pégaso varia entre 9 e 17, cuja soma dos dois números extremos dá 26 e uma média de 13 estrelas).

TÉCNICAS

Seiya, versão anime
Meteoros de Pégaso (ペガサス流星拳/Pegasasu Ryūsei Ken): “Ryūsei” (流星) tanto pode ser traduzido como “meteoro” como “estrela cadente”, enquanto “Ken” () significa “punho”, geralmente usado como um sufixo no nome de movimentos em artes marciais. Originalmente, o protagonista de Saint Seiya seria da constelação de Leão porque a inspiração de Kurumada para o personagem veio da chuva de meteoros dessa constelação, chamada de Leônidas, mas depois se decidiu por Pégaso (por ser uma criatura que pode voar pelo céu, ao contrário do leão), mantendo porém o poder baseado nas estrelas cadentes/meteoros.
Por isso o golpe de Seiya, quando alcança a velocidade da luz, se torna idêntico ao Plasma Relâmpago de Aiolia de Leão.
* Usuários: Seiya de Pégaso; Tenma de Pégaso; Koga de Pégaso

Cometa de Pégaso (ペガサス彗星拳/Pegasasu Suisei Ken): “Suisei” (彗星) traduz-se simplesmente como “cometa” mesmo. É a versão dos Meteoros de Pégaso concentrados num único ponto, com um esmagador poder de destruição.
* Usuários: Seiya de Pégaso; Tenma de PégasoKoga de Pégaso


Conheça todas as fichas dos Santos de Bronze.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...